terça-feira, 12 de junho de 2007

Igualdade (Desfraguementação de Farta de... parte I)

"Todos nascemos livres e iguais", certo? Errado.

Hoje em dia (e eu vou falar apenas no nosso país porque este tema da pano para mangas e eu tenho que ir estudar para os exames) nascemos limitados a uma condição social que nos estigmatiza para a vida. Se somos filhos de A ou nascemos no meio Y somos logo rotulados de "bons meninos", aqueles que "vão ser alguem na vida"; se somos filhos de B, se nascemos em X, somos logo uns "renegados", "selvagens", "batemos na mãe" e "dentro de alguns anos estaremos todos dentro".

E aí de quem tente violar estas regras sociais! Os do caso "A" que caem na desgraça são uns "coitados", que "até tiveram uma infancia tão infeliz, os pais nunca estavam por perto", "tem traumas" e "no fundo são muitos boas pessoas". Os do caso "B" que conseguem superar as expectativas "devem achar que são mais que os outros", são "bicho ruim" que, com certeza, chegaram ali a "vender droga" ou em "negocios mafiosos".



E qualquer diferença serve de base de preconceito, seja a cor da pele, o sexo, a opção sexual, o poder económico, a religião, as capacidades ou as incapacidades,... Tudo, desde que seja diferente.



No fundo, cultivam um pequeno Hitler dentro de sí e pensam "como seria bom se fossemos todos umas belas fotocópias".



4 comentários:

Anónimo disse...

Se o hitler tivesse cá ficado... eramos todos iguais... secalhar não haveria descriminaçao por um lado. Mas por outro era mau :S

Evey disse...

Joe

A eliminação da discriminação tem de partir da sociedade, como consequencia da sua evolução e não por não existirem diferenças.
O que se quer é uma sociedade de mente aberta e liberal, não um regresso à idade média e uma caças às bruxas.
Essa eliminação da discriminação a que te referes é uma simples anulação do individuo,conseguida por argumentos falaciosos e limpezas raciais.
O que exijo é o direito à diferença. Quantas pessoas para fugirem ao preconceito não criam vidas duplas? Em casa uma coisa, na rua outra. É ve-los por ai em msns paralelos e hi5's que não assumem. Isto não é (e sublinho o NÃO) uma critica a essas pessoas mas uma critica à sociedade que os encurrala nesse jogo duplo. Todos nós deveriamos poder assumir-nos como somos sem temer represálias.

Abraço*

Anónimo disse...

sissi

nesta saiste.t bem...
concordo plenamente, sem eskecer k muitos que andam por a dizer que nao discriminão ninguem e que para eles tanto faz a cor da pele, o sexo, a religião ou mesmo a orientação sexual, dizem isso mas é da boca para fora.. pois se preguntarmos, a mts dos que dizem que nao tem nada contra os homossexuais, se são a favor que estes possam adoptar filhos dizem logo: "que horror... coitadas das criancinhas, elas serão gozadas na escola, e blá-blá-blá" isto é o quê?? a meu ver é simplesmente discriminação pura... e quem da este exemplo da muitos outros..

Evey disse...

Sissi

Pois é, e assim vai ficando a sociedade na mesma, só muda a fachada, para podermos afirmar que estamos a evoluir quando no fundo continuamos a viver acorrentados a preconceitos centenários.

e já agora...
Obrigada=)